Sua alimentação é fundamental para a regularização do ritmo intestinal. As principais medidas que podemos tomar para melhorar a freqüência com que evacuamos e a consistência das fezes são: alimentação rica em fibras, aumento da ingestão de líquidos e atividades fisicas regulares. Devemos também estar atentos a evitar alimentos que possam irritar a região do ânus e predispor ao aparecimento de coceira e ardor.

1) Alimentação rica em fibras: Devemos comer predominantemente grãos, frutas e vegetais.


    »Grãos: Farelo de trigo, farelo de aveia, granola, linhaça.
    »Frutas: Mamão, abacate, manga, ameixa, laranja e tangerina (com o bagaço).
    »Vegetais: Brócolis, espinafre, couve, vagem, abóbora, cenoura, alface, milho.

2) Faça refeições regulares (café da manhã, almoço e jantar). Coma devagar e mastigando bem os alimentos.

3) Aumento da ingestão de líquidos: Beber 2 a 3 litros de líquido por dia (água, água de côco, sucos, chás). Isto corresponde a cerca de 10 a 12 copos ao dia.

4) Atividade Física: Realizar caminhadas ou outros exercícios aeróbicos (bicicleta, nadar, etc) por no mínimo 30 minutos, 3 vezes na semana. É aconselhável consultar um cardiologista previamente.

Outras medidas são:

    »Educar-se a ir ao banheiro sempre no mesmo horário todos os dias. Sempre atender à vontade de evacuar. Não adie quando estiver com vontade. Evitar ficar muito tempo sentado no vaso sanitário, lendo revistas etc.

    »Evite molhos condimentados (catchup, maionese, mostarda, molho inglês, shoyo, cominho) e pimentas, bem como bebidas alcoólicas, estimulantes (café, chá preto), leite e seus derivados e trigo e derivados.

    »Evitar sempre o uso do papel higiênico. A higiene do ânus deve ser realizada com ÁGUA através da ducha ou do próprio chuveiro. Se for usar sabonete, sempre utilizar os sabonetes neutro para limpeza íntima facilmente encontrados nas farmácias e secar com toalhas de algodão.

    »O tecido das cuecas e calcinhas deve ser sempre de algodão. Tecidos sintéticos como lycra tendem a irritar o ânus e até mesmo provocar inflamação e irritação. E evite o uso de roupas apertadas.

    »Evitar o uso de laxativos sem orientação médica.

​​Em caso de dúvidas ou aparecimento de novos sintomas, sempre procure a orientação de um COLOPROCTOLOGISTA.

Após a sua cirurgia orificial, é importante seguir alguns cuidados:

1) A higiene anal é de extrema importância e deve ser feita, preferencialmente, com água morna e sabão neutro. Use toalhas macias para secar o local após a higienização. Evitar ao máximo o uso de papel higiênico, pois ele pode causar fricção no local e piorar a cicatrização da cirurgia.

2) Após a cirurgia, é normal o intestino ficar mais preguiçoso e, com isso, haver o ressecamento das fezes. Portanto, é importante ingerir bastante fibras nesse momento e também beber entre 2 a 3 litros de água por dia para ajudar na hora da evacuação. Evite alimentos processados, refrigerantes, bebidas alcoólicas etc. Se, mesmo assim, a constipação intestinal continuar, entre em contato para saber a possibilidade de tomar algum medicamento laxativo.

3) Faça o repouso corretamente. Evite carregar peso, fazer muito esforço físico e atividades que demandem ficar um longo período sentado. Fazer caminhadas leves mesmo dentro de casa é recomendando para auxiliar no trânsito intestinal. Esses hábitos diminuem as chances de sangramento, dor e inchaço no local operado.

4) Faça banhos de assento e use as pomadas indicadas pelo médico. Além de promover o relaxamento do local, os banhos de assento aliviam as dores da cirurgia e promovem a cicatrização do local. Os banhos de assento podem ser feitos pelo menos de 3 a 4 vezes por dia com duração de 15 minutos cada.

5) Siga a receita prescrita pelo seu médico e em caso de dúvida, entre em contato conosco.

O cumprimento dessas recomendações é de extrema importância para uma recuperação rápida e com o mínimo de complicações.

Após a sua cirurgia abdominal, é importante seguir alguns cuidados: 

1) Durante os primeiros dias, retirar o curativo e tomar banho normalmente, tendo cuidado com a ferida operatória. Fazer o curativo com gaze e esparadrapo 1 vez ao dia, apenas se tiver saída de secreção no local.

2) Depois da alta hospitalar, a alimentação nos primeiros 5 dias deve ser uma dieta branda.
Alguns exemplos são:

    »Creme ou sopas de legumes e carne moída
    »Mingaus
    »Purês de frutas cozidas ou cruas
    »Iogurtes
    »Carnes, peixes e frangos: cozidos /grelhados sem pele e sem gordura
    »Legumes: cozidos ou no vapor, que estejam com uma textura macia, sem casca e sem semente
    »Verduras: refogadas (com talos mais duros descartados)

3) É importante beber entre 2 a 3 litros de água por dia e evitar alimentos ultraprocessados, refrigerantes, bebidas alcoólicas etc.

4) Durante o período, você deve deambular, sair da cama, andar dentro de casa e fazer as necessidades no banheiro. Evite carregar peso, fazer muito esforço físico e atividades que demandem ficar um longo período sentado e esforço abdominal como pegar peso, se agachar.

5) Tomar os medicamentos prescritos conforme orientação médica.

5) Se sinais de complicação como:

    »Dor abdominal que não passa ao uso de medicamentos;
    »Distensão abdominal;
    »Febre;
    »Saída de secreção em ferida operatória;
    »Náuseas e vômitos que não melhoram com uso do medicamentos
Entre em contato ou procure a emergência do hospital onde foi realizado o seu procedimento.

O cumprimento dessas recomendações é de extrema importância para uma recuperação rápida e com o mínimo de complicações.